Garota de 12 anos cria app para pacientes com Alzheimer

06/10/2016 15:10

No Programaê!, nós valorizamos (e muito!) o poder que a tecnologia tem de transformar a vida das pessoas para melhor. Por isso, adoramos conhecer histórias inspiradoras como a de Emma Yang!

str2_emmayang_annmarie_1-770x470

Com apenas 12 anos, a garota chinesa sabe programar em mais de cinco linguagens e ainda coleciona uma série de outras habilidades: é pianista, está escrevendo um livro e ganhou um monte de bolsas de estudo. Ela também está listada como uma das dez pessoas mais importantes de Nova York com idade inferior a 20 anos.
A grande façanha de Yang, porém, está em construção. Segundo a revista Superinteressante, a menina quer mudar a vida de pacientes com Alzheimer – a começar pela própria avó, que mora em Hong Kong. Por isso, ela está trabalhando em um aplicativo chamado Timeless – uma espécie de Facebook em que a pessoa pode acompanhar amigos e parentes, ver fotos e lembrar de datas comemorativas.
Para facilitar a vida dos usuários, o app possui ainda uma tecnologia de reconhecimento facial – desenvolvida pela startup americana Kairos. A ideia é que o doente possa fotografar rostos que serão comparados a um banco de dados, onde fotos de pessoas próximas estarão armazenadas. Assim, ele poderá identificar cada uma delas.
Além disso, o Timeless também ajuda no controle de ligações e mensagens e envia alertas quando o usuário tenta repetir as mesmas ações por várias vezes. Para fazer login no dispositivo, é necessário usar apenas a impressão digital.
Ainda em desenvolvimento, o aplicativo deve começar a ser testado em breve em pacientes com a doença. Quer ver como ele funciona? Dá uma olhadinha nesse vídeo:

Sonhando em criar seu próprio app, assim como Yang? Seus primeiros passos estão aqui: www.programae.org.br