Projeto leva cultura maker a escolas de Itajaí (SC)

04/01/2017 14:01

Nós do Programaê! adoramos dividir cases inspiradores – e disso você já sabe, né? 🙂 Por isso, queremos hoje contar a história do Tem Ideia na Rede!

20161130_171046

Esse evento foi criado lá em Itajaí (SC) e busca colocar os estudantes do Ensino Fundamental das escolas municipais em contato com a aprendizagem criativa e a cultura maker. Participam alunos do 5º ao 9º ano e, na última edição, eles somaram 209 pessoas (dos quais 66 eram meninas! Yay!).

Durante o Tem Ideia na Rede, os estudantes se envolvem em projetos práticos, criados por eles mesmos, e aproveitam para aprender coisas novas enquanto desenvolvem, planejam e executam suas ideias com seus colegas. O objetivo é usar a tecnologia também como ferramenta de discussão para temas da atualidade, como combate às drogas, combate a doenças como a dengue, diversidade de gêneros, entre outros.

DSC_9756 (1)

A maioria das atividades é realizada presencialmente nas escolas participantes, utilizando os laboratórios de informática para desenvolver aplicações na ferramenta Scratch – que também é nossa parceira aqui no Programaê!. Além da sala de aula, porém, os integrantes de cada equipe também entram em contato com alunos e professores da UNIVALI (Universidade do Vale do Itajaí) por meio de chat e vídeo conferência, para troca de informações.

DSC_9783 (1)

Para saber mais sobre esse projeto bacana, – coordenado por André Santana, Elieser de Jesus, André Raabe, Luis Carlos Martins e Miriam Silvestri -,  é só entrar no site lite.acad.univali.br/temideianarede