Como participar

Se você quer entrar no universo da programação, a Hora do Código é uma ótima oportunidade. Organize sua agenda, separe uma hora do seu dia e divirta-se!

Como eu participo?

Não importa se você nunca programou ou se já é craque nos códigos! Desafia-se escolhendo uma das trilhas abaixo e faça parte desse movimento internacional.

Crie seu mundo!

Aprendendo fundamentos básicos da programação, você pode desenvolver o seu próprio app, o game dos seus sonhos e o que mais quiser.

Aprenda brincando!

Sabe o que é mais legal? Dá para aprender a programar com os personagens de Star Wars, Frozen, jogando Minecraft e muito mais!

O que eu ganho com isso?

No final, todo mundo sai dessa maratona com muito mais conhecimento! E, claro, ainda rola um certificado.

Quanto tempo para aprender?

A ideia é que você programe por uma hora , para entender o básico da lógica de programação. Depois disso, é só continuar praticando!

Para iniciar sua participação na Hora do Código escolha uma das trilhas abaixo!

Você será direcionado para a página do parceiro, mas poderá voltar a qualquer momento para fazer novas atividades

Hora do Código

Realize seu evento da Hora do Código!

Realize seu evento da Hora do Código!

Qualquer pessoa, em qualquer lugar, pode organizar a sua Hora do Código. Para isso, o Programaê! disponibiliza aqui conteúdos e tutoriais de até uma hora com informações das trilhas formativas que podem ser realizadas de formas fácil e divertida. Experimente aprender e ensinar a linguagem de programação com criatividade.

Dúvidas Frequentes

O que é a Hora do Código?

A Hora do Código é uma corrente mundial que quer mostrar a crianças, jovens, adultos, pais e professores que programar pode estar ao alcance de todos! A ideia é desmistificar o mundo dos códigos e provar que qualquer pessoa pode aprender os fundamentos básicos dessa linguagem. 😉

Quando acontece a Hora do Código?

Todo dia é dia para aprender com as atividades da Hora do Código! Ainda assim, o objetivo maior desta iniciativa é incentivar milhões de pessoas pelo mundo a participarem desse movimento ao mesmo tempo. E, ah! Por ser um movimento global, não há hora certa para tudo isso acontecer – já que, em cada parte do mundo, há um fuso horário.

Por que aprender programação?

A programação é parceira na hora de desenvolver habilidades e é uma ótima oportunidade para trabalhar a lógica, a criatividade e até a resolução de problemas. Ou seja: independente da carreira que escolher, qualquer jovem pode se beneficiar com este conhecimento!

Como participar da Hora do Código?

Participar da Hora do Código é muito fácil! No nosso site, você encontra várias atividades para dar seus primeiros passos no universo da programação assim que o dia chegar! E o mais legal é que você não precisa encarar esse desafio sozinho: você pode (e deve!) organizar um evento da Hora do Código na sua escola ou na sua comunidade, para que todo mundo experimente o poder transformador da tecnologia junto!

Quem criou a Hora do Código?

A Hora do Código é organizada todos os anos pela Code.org, uma instituição sem fins lucrativos que busca tornar a ciência da computação disponível a todos. No Brasil, o Programaê! é um dos maiores apoiadores dessa corrente.

Não sei nada sobre programação. E agora?

Você não precisa ter experiência com os códigos para embarcar nessa aventura, seja sozinho ou orientando alguns estudantes. Na Hora do Código, as atividades são autoexplicativas e as habilidades são desenvolvidas passo a passo. Você só precisa escolher uma trilha e dedicar uma hora do seu tempo a ela!

É necessário um computador para cada participante?

Não. Dá para realizar as atividades sozinho, em duplas – dividindo o aprendizado, ou até usando uma tela projetada. Dessa forma, um grupo inteiro pode resolver os desafios juntos.

Preciso usar uma conta para acessar a Hora do Código?

Não. Não é preciso fazer nenhum cadastro para experimentar a Hora do Código.

Onde posso imprimir os certificados?

Para imprimir seu certificado ou de seus alunos, acesse a página de certificados da Code.org. No caso do tutorial do Minecraft, também é possível acessar certificados especiais.

Quanto vou aprender em uma hora?

Ao idealizar a Hora do Código, a Code.org teve como objetivo mostrar às pessoas que a programação é para todas as idades e que é possível alinhar aprendizado e diversão! A ciência da computação é um universo extenso e, é claro, ninguém se tornará um expert na área apenas aprendendo por algumas horas. O importante, neste caso, é perceber o leque de oportunidades que existem por trás desta corrente e, principalmente, apostar no aprofundamento deste aprendizado – tanto para alunos, como para professores.

Como eu continuo aprendendo depois da Hora do Código?

Os tutoriais da Hora do Código ficam disponíveis o ano todo! Além disso, no site do Programaê!, você encontra outras atividades de vários dos nossos parceiros no ensino dos códigos. Desta forma, você tem a chance de experimentar diversas formas de aprendizado e entender melhor a programação em detalhes cada vez mais avançados!

Quem participou

Olha só quanta gente bacana já participou da Hora do Código com a gente!

Pyong Lee
Professor Isidro
Clara Aguilar
Larissa Manuela
Mc Soffia
Taciele Alcolea
Boca Rosa
Cozinha pra 1
Armindo Ferreira
Mari Moon
Rezendeevil
João Guilherme
Manoela Antelo
Juliana Baltar
Maira Medeiros
Gabbie Fadel
Bruna Louise
Faru
Pe Lu Restart
Lucas Silveira
Manu Gavassi
Karen Jonz
PODCAST UMCW
Luigi Baricelli
Gabbie Fadel
Taciele Alcolea
Lia Camargo
Mauro Nakada
Ellen Jabour
Caco de Castro
Camila Achutti
Faru Vlog
Indiretas do bem
Federico Devito
A Gente Faz Séries
Edson Mackeenzy
Laurinha Masterchef
Jeferson Menezes
Banda Zimbra
Thiago Mobilon
Pequenos Monstros
Inagaki