A Ecologia e os fenômenos. O que temos neste universo natural?

Ecologia é a ciência que estuda a interação dos seres vivos com o meio ambiente. Com a evolução das tecnologias digitais, podemos inserir o tema da ecologia no cotidiano de uma forma diferente e que faça sentido e tenha significado para o aluno, utilizando se do pensamento computacional através da linguagem de programação em blocos.

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) apresenta que no ensino médio a disciplina de biologia está direcionada para “a formação dos jovens para o enfrentamento dos desafios da contemporaneidade, na direção da educação integral e da formação cidadã”.

Neste sentido, o estudo da ecologia promoverá a conscientização do respeito e preservação do meio ambiente e dos seres vivos que nela habita.

Profa. Eliza Geralda Marques de Carvalho

Graduada em Ciências Biológicas pela Faculdade de São Paulo. Professora de biologia e ciências no ensino médio e fundamental na rede pública de ensino do estado de São Paulo.

Despertar o interesse para a ecologia; Desenvolver o raciocínio lógico; Introduzir o pensamento computacional na área de ecologia e diversificar os processos de ensino e aprendizagem; Aprofundar o conhecimento nas relações ecológicas por meio de perguntas e respostas.

Alunos da 1ª série do Ensino Médio com possibilidade de estender a sequência didática para as séries seguintes.

Ensino Médio - Disciplina de Biologia.

8 aulas.

Relações ecológicas; Relações intraespecíficas; Relações interespecíficas; Harmônicas e desarmônicas; Descrever as relações ecológicas que ocorrem com os indivíduos e o meio ambiente.

Sala de aula ou biblioteca; Sala de informática; Computador; Internet; Software Scratch; Datashow.

PASSO A PASSO

Quer saber como aplicar esse plano de aula?

Baixe o passo a passo!

Baixe agora