Abra cadeados e desvende alguns segredos sobre ângulos!

O plano de aula propõe caminhos que permitem utilizar a linguagem de programação com e sem computador para ampliar o estudo de ângulos para além das figuras planas e da forma estática, como mudança de direção observada em variados contextos cotidianos, tais quais nas combinações
mecânicas de cofres e cadeados e, por fim, utilizar o software Scratch de forma a avaliar o estudo.

Profa. Lilian Regina da Silva Ianishi

Docente de matemática para o ensino fundamental e médio, abordando os conteúdos com explicações, dinâmica de grupo e outras técnicas didáticas para o desenvolvimento das habilidades necessárias à expressão da linguagem matemática e para a utilização dessa linguagem em conjecturas com o mundo real e com a vida.

Relacionar situações cotidianas em que são observadas mudanças de direção com o conceito de ângulo; Aplicar o pensamento computacional para associar o conceito de ângulo com a ideia de giro, que pode ser representada por um valor numérico em graus para realizar operações envolvendo essas medidas; Utilizar o Scratch para consolidar o estudo.

7º ano do Ensino Fundamental.

Matemática 7º ano Ensino Fundamental II.

3 aulas.

Reconhecimento dos conceitos de ângulos em diversas situações. Resolução de problema envolvendo ângulo como mudança de direção e suas operações, por meio do desenvolvimento do pensamento computacional. Utilização do Scratch como avaliação do estudo sobre ângulos e operações.

Imagens de cofres e cadeados com combinações giratórias; Cartolinas, clipes de papel, tesoura, compasso, giz de lousa; Computadores com o aplicativo Scratch.

PASSO A PASSO

Quer saber como aplicar esse plano de aula?

Baixe o passo a passo!

Baixe agora