Professor / Praticando e Aprendendo / Aula 10 – A Fazendeira

Aula 10 – A Fazendeira

Objetivos

Conteúdos

  • Plataforma Code.org

Materiais

Materiais de apoio

Sistema de Movimentação no Blockly

Sistema de cores

  • Introdução à Hora do Código
  • Hora do Código - Mark Zuckerburg - repetição
  • Hora do Código - Chris Bosh teaches – Repetir até
  • Hora do Código – Bill Gates - condição
  • Hora do Código – Saloni – condição “se-senão”
  • Jr Hildebrand – introdução para os desafios da etapa “O Artista” – conceitos Pixel e grau
  • Sesame Street – Cores primárias
  • Trina – Pixar Engineer – contadores
  • Paola – Microsoft Engineer – agricultor
  • Makinde – Pinterest Engineer – ciclos “Enquanto”

Preparação

ANTES DA AULA

Desenvolvimento

ATIVIDADE 1

Utilizar os vídeos para relembrar as diferentes estruturas de programação: sequência e ciclos (loops).

Utilizar o material de apoio para relembrar com os seus alunos o conceito de grau e o sistema de posicionamento e movimentação.

FAÇA VOCÊ MESMO

Realizar as atividades de 1 a 11 sugeridas na fase 9 -A Fazendeira do curso Introdutório de 20 horas.

São 11 exercícios que envolvem as diferentes estruturas de programação.

Avaliação

REFLEXÃO COM OS ALUNOS

Realizar uma autoavaliação é muito importante neste processo de produção. Incentive os alunos a analisarem se todos os objetivos propostos no início da aula foram atingidos e quais foram as dificuldades encontradas ao longo do caminho.

Estimule-os a compartilharem as experiências com a turma:

  • Consegui organizar a sequência de instruções para a realização das atividades?
  • Onde encontrei maior dificuldade?
  • Compreendi o funcionamento do bloco de repetição?
  • E do funcionamento do bloco Faça enquanto?
  • Consegui desenvolver meu programa com o menor número de blocos possíveis?
  • Compreendi a estrutura condicional? Consigo dar exemplos de sua utilização?

REFLEXÃO E AVALIAÇÃO DO PROFESSOR

  • Consegui concluir o plano desta aula?
  • Meus alunos encontraram muita dificuldade?
  • O que preciso melhorar?
  • Todos os alunos conseguiram concluir as propostas do “Faça você mesmo”? Quantos concluíram?
  • Quais foram as ocorrências que impediram a conclusão da atividade?

Termômetro de aula e feedback

Oriente os alunos a preencherem o termômetro de aula – disponível neste link. Além disso, não esqueça de preencher o seu formulário individual de feedback da aula.