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Aula 11 – Condicionais

Objetivos

  • Compreender o funcionamento das condicionais
  • Avaliar afirmações lógicas para determinar qual seção do programa é preciso seguir
  • Reforçar o conceito de função
  • Compreender o conceito de contador – acréscimo, decréscimo
  • Compreender o conceito de comandos encadeados

Conteúdos

  • Estrutura condicional – Se…. então….. senão
  • Função
  • Contador – acréscimo e decréscimo
  • Comandos encadeados
  • Lógica de Programação

Materiais

  • 1 conjunto de páginas de programa por classe (com pelo menos um programa de exemplo)
  • 1 maço de cartas de baralho
  • Ficha AULA 10
  • Vídeo: Atividade Desplugada -Codificação com cartas

Preparação

ANTES DA AULA

  • Realizar o download do vídeo “Atividade Desplugada – Codificação com cartas”
  • Realizar o download e fazer uma leitura prévia da Ficha AULA 10
  • Separar as cartas de figuras do restante das cartas.
    • Os curingas podem ser agrupados junto com as cartas numeradas para serem usados em casos especiais, como eliminar todos os pontos ou fazer uma equipe ganhar de imediato.

Desenvolvimento

ATIVIDADE 1

FAÇA VOCÊ MESMO

Jogo das cartas

Siga as orientações da Ficha AULA 10 – a partir da seção “Introdução”.

Se sentir confortável, ou com suporte do monitor de informática, aproveite este momento para mostrar instruções em diferentes Linguagens de Programação. É muito importante que a turma compreenda que a lógica de programação é sempre a mesma e o que muda são as instruções que se modificam de acordo com a linguagem utilizada – Scratch, Javascript, Blockly, Python, Pseudocódigo….

Avaliação

REFLEXÃO COM OS ALUNOS

Realizar uma autoavaliação é muito importante neste processo de produção. Incentive os alunos a analisarem se todos os objetivos propostos no início da aula foram atingidos e quais foram as dificuldades encontradas ao longo do caminho.

Estimule-os a compartilharem as experiências com a turma:

  • Compreendi a estrutura condicional?
  • Consegui distinguir a lógica da programação utilizada nos diferentes exemplos de programas?
  • Consegui compreender todos os programas apresentados?
  • Participei do jogo ativamente?
  • Participei das discussões propostas pelo professor?
  • Consegui compartilhar meu aprendizado com os colegas?
  • Consegui trabalhar em equipe colaborando com meus colegas?

REFLEXÃO E AVALIAÇÃO DO PROFESSOR

  • Consegui concluir o plano desta aula?
  • Meus alunos encontraram muita dificuldade?
  • O que preciso melhorar?
  • Todos os alunos conseguiram concluir a proposta do “Faça você mesmo”? Quantos concluíram?
  • Quais foram as ocorrências que impediram a conclusão da atividade?

Termômetro de aula e feedback

Oriente os alunos a preencherem o termômetro de aula – disponível neste link. Além disso, não esqueça de preencher o seu formulário individual de feedback da aula.