Professor / Para Além Do Computador / Aula 15 – Abstração

Aula 15 – Abstração

Objetivos

  • Compreender a ideia de abstração
  • Contribuir para que o aluno enxergue a frequência com que a abstração é usada em suas rotinas diárias.
  • Explorar a criatividade

Conteúdos

  • Pensamento Abstrato
  • Jogo Mad-Lib
  • Conceito de Variável

Materiais

  • Vídeo: Atividade Desplugada – Abstração

Preparação

ANTES DA AULA

  • Imprimir cópias da história com campos em branco para serem preenchidos (as cópias estão duplicadas – imprima uma para cada dois alunos).
  • Realizar o download do vídeo “Atividade Desplugada Abstração”
  • Realizar o download e fazer uma leitura prévia da Ficha Aula 14

Desenvolvimento

ATIVIDADE 1

FAÇA VOCÊ MESMO

ATIVIDADE 2 (OPCIONAL/ALTERNATIVA)

BRINQUE E APRENDA

A ideia de abstração contribui para o entendimento do conceito de variável em programação.

Uma variável pode representar diferentes conteúdos em diferentes momentos.

JOGO DAS CAIXAS

Desafio 1

  • Separar 3 caixas pequenas
  • Separar 2 objetos pequenos que caibam dentro das caixas
  • Nomear Caixa A, Caixa B e Caixa C
  • Colocar o objeto 1 na caixa A
  • Colocar o objeto 2 na caixa B

Regra: uma caixa pode guardar apenas um elemento por vez.

Desafio: Descrever os passos para trocar os objetos entre as caixas A e B

Desafio 2

  • Separar mais uma caixa
  • Separar mais um objeto
  • Nomear esta nova caixa como caixa D
  • Colocar o objeto 3 na caixa D

Regra: uma caixa pode guardar apenas um elemento por vez.

Desafio: Descrever os passos para trocar os objetos entre as caixas A, B e C.

Atenção: Nenhum objeto poderá ficar na caixa de origem.

Desafio 3

  • Descrever os passos para transferir os objetos das caixas A, B e C para as caixas B, C e D na ordem inversa.

Avaliação

REFLEXÃO COM OS ALUNOS

Realizar uma autoavaliação é muito importante neste processo de produção. Incentive os alunos a analisarem se todos os objetivos propostos no início da aula foram atingidos e quais foram as dificuldades encontradas ao longo do caminho.

Estimule-os a compartilharem as experiências com a turma:

  • Compreendi o conceito de abstração?
  • Entendi a relação da abstração com o conceito de variável?
  • Participei da atividade ativamente?
  • Participei das discussões propostas pelo professor?
  • Consegui compartilhar meu aprendizado com os colegas?
  • Consegui trabalhar em equipe colaborando com meus colegas?

REFLEXÃO COM OS PROFESSORES

  • Consegui concluir o plano desta aula?
  • Meus alunos encontraram muita dificuldade?
  • O que preciso melhorar?
  • Todos os alunos conseguiram concluir a proposta do “Faça você mesmo”? Quantos concluíram?
  • O tempo foi suficiente para explorar a atividade proposta “Brinque e aprenda”?
  • Quais foram as ocorrências que impediram a conclusão da atividade?

Termômetro de aula e feedback

Oriente os alunos a preencherem o termômetro de aula – disponível neste link. Além disso, não esqueça de preencher o seu formulário individual de feedback da aula.