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Aula 16 – Artista 4

Objetivos

  • Reforçar o aprendizado das estruturas de programação: sequências, ciclos (loops), condições através da produção de figuras geométricas.
  • Reforçar o conceito de pixel
  • Reforçar os conceitos de giro e grau
  • Compreender o conceito de função
  • Compreender o conceito de parâmetro
  • Compreender o conceito de variável
  • Ampliar as possibilidades de construção de várias figuras geométricas juntas
  • Explorar a plataforma Code.org

Conteúdos

  • Plataforma Code.org
  • Estruturas de programação: sequências, estruturas de repetição, estruturas condicionais, etc
  • Pixel
  • Grau
  • Variável
  • Função
  • Parâmetro

Materiais

  • Computador com conexão com Internet
  • Fones de ouvido
  • Projetor multimídia
  • Vídeos de apoio: Introdução à Hora do Código
  • Hora do Código - Mark Zuckerburg - repetição
  • Hora do Código - Chris Bosh teaches – Repetir até
  • Hora do Código – Bill Gates - condição
  • Hora do Código – Saloni – condição “se-senão”
  • Jr Hildebrand – introdução para os desafios da etapa “O Artista” – conceitos Pixel e grau
  • Sesame Street – Cores primárias
  • Trina – Pixar Engineer – contadores
  • Paola – Microsoft Engineer – agricultor
  • Makinde – Pinterest Engineer – ciclos “Enquanto”
  • Brina Lee - Funções
  • Janete Perez – Funções com parâmetros

Preparação

ANTES DA AULA

  • Realizar o download dos vídeos

Desenvolvimento

ATIVIDADE 1

  • Utilizar os vídeos para relembrar as diferentes estruturas de programação: sequência e ciclos (loops).

FAÇA VOCÊ MESMO

Realizar as atividades de 1 a 10 sugeridas na fase 15 – O Artista 4 do curso Introdutório de 20 horas.

São 10 exercícios que envolvem as diferentes estruturas de programação, além da criação de novas funções com parâmetros.

Observação: caso você esteja usando a versão off-line do Blockly – selecione o jogo “Tartaruga” para fazer a atividade.

Sugestão

  • Explorar a construção de círculos e outras figuras geométricas.

Avaliação

REFLEXÃO COM OS ALUNOS

Realizar uma autoavaliação é muito importante neste processo de produção. Incentive os alunos a analisarem se todos os objetivos propostos no início da aula foram atingidos e quais foram as dificuldades encontradas ao longo do caminho.

Estimule-os a compartilharem as experiências com a turma:

  • Consegui realizar todas as atividades com facilidade?
  • Compreendi os conceitos de função e parâmetro?
  • Consegui criar diferentes figuras geométricas?
  • Consegui compartilhar meu aprendizado com os colegas?
  • Consegui trabalhar em equipe colaborando com meus colegas?

REFLEXÃO COM OS PROFESSORES

  • Consegui concluir o plano desta aula?
  • Meus alunos encontraram muita dificuldade?
  • O que preciso melhorar?
  • Todos os alunos conseguiram concluir as atividades do Artista 4”? Quantos concluíram?
  • Quais foram as ocorrências que impediram a conclusão da atividade?

Termômetro de aula e feedback

Oriente os alunos a preencherem o termômetro de aula – disponível neste link. Além disso, não esqueça de preencher o seu formulário individual de feedback da aula.