Professor / Para Além Do Computador / Aula 17 – Programação por revezamento

Aula 17 – Programação por revezamento

Objetivos

  • Destacar a importância de conferir um trabalho e escrever os programas seguindo uma sequência adequada.
  • Compreender o conceito de bug
  • Compreender o conceito de depuração
  • Adquirir o hábito de testar e validar o seu programa

Conteúdos

  • Depuração
  • Bug
  • Sequência
  • Trabalho em equipe

Materiais

  • Atividade Desplugada (Programação por revezamento)
  • O que é Bug

Preparação

ANTES DA AULA

  • Realizar o download do vídeo “Atividade Desplugada – Programação por revezamento”
  • Realizar o download e fazer uma leitura prévia da Ficha aula 16
  • Imprimir um kit de desenhos/algoritmos para cada equipe
  • Imprimir um cartão de instruções de programação para cada equipe
  • Imprimir diversos desenhos em papel quadriculado com base em cada versão do exercício que fizer.

Desenvolvimento

ATIVIDADE 1

FAÇA VOCÊ MESMO

Avaliação

REFLEXÃO COM OS ALUNOS

Realizar uma autoavaliação é muito importante neste processo de produção. Incentive os alunos a analisarem se todos os objetivos propostos no início da aula foram atingidos e quais foram as dificuldades encontradas ao longo do caminho.

Estimule-os a compartilharem as experiências com a turma:

  • Compreendi o conceito de bug?
  • Conseguiram detectar e corrigir os bugs encontrados?
  • Consegui validar as instruções dos meus colegas antes de criar a minha instrução?
  • Compreendi a importância da organização do trabalho em equipe?
  • Foi fácil criar uma instrução perfeita trabalhando com tanta rapidez?
  • Interagi com meus colegas durante a atividade?
  • Consegui compartilhar meu aprendizado com os colegas?
  • Consegui trabalhar em equipe colaborando com meus colegas?

REFLEXÃO COM OS PROFESSORES

  • Consegui concluir o plano desta aula?
  • Meus alunos encontraram muita dificuldade?
  • O que preciso melhorar?
  • Todos os alunos conseguiram concluir a proposta do “Faça você mesmo”? Quantos concluíram?
  • Quais foram as ocorrências que impediram a conclusão da atividade?

Termômetro de aula e feedback

Oriente os alunos a preencherem o termômetro de aula – disponível neste link. Além disso, não esqueça de preencher o seu formulário individual de feedback da aula.