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Aula 18 – O Fazendeiro 3

Objetivos

  • Praticar a ação de depuração de diversos códigos de instruções
  • Explorar a plataforma Code.org

Conteúdos

  • Plataforma Code.org
  • Estruturas de programação: sequências, estrutura de repetição, estrutura condicional, etc
  • Depuração

Materiais

  • Computador com conexão com Internet
  • Fones de ouvido
  • Projetor multimídia
  • Vídeos de apoio: Introdução à Hora do Código
  • Hora do Código - Mark Zuckerburg - repetição
  • Hora do Código - Chris Bosh teaches – Repetir até
  • Hora do Código – Bill Gates - condição
  • Hora do Código – Saloni – condição “se-senão”
  • Jr Hildebrand – introdução para os desafios da etapa “O Artista” – conceitos Pixel e grau
  • Sesame Street – Cores primárias
  • Trina – Pixar Engineer – contadores
  • Paola – Microsoft Engineer – agricultor
  • Makinde – Pinterest Engineer – ciclos “Enquanto”
  • Brina Lee - Funções
  • Janete Perez – Funções com parâmetros

Preparação

ANTES DA AULA

  • Realizar o download dos vídeos.

Desenvolvimento

ATIVIDADE 1

  • Utilizar os vídeos para relembrar as diferentes estruturas de programação: sequência e ciclos (loops).

FAÇA VOCÊ MESMO

Realizar as atividades de 1 a 9 sugeridas na fase 17 – A Fazendeira 3 do curso Introdutório de 20 horas.

São 9 atividades que apresentam sequências de instruções com alguns códigos errados ou fora de ordem. O aluna deverá encontrar os erros e corrigí-los.

Observação: caso você esteja usando a versão off-line do Blockly – selecione o jogo “Tartaruga” para fazer a atividade.

Sugestão:

Se os alunos estiverem com dificuldade para encontrar os códigos errados peça para trabalharem em duplas. O compartilhamento das ideias é uma excelente estratégia para a realização do processo de depuração.

Avaliação

REFLEXÃO COM OS ALUNOS

Realizar uma autoavaliação é muito importante neste processo de produção. Incentive os alunos a analisarem se todos os objetivos propostos no início da aula foram atingidos e quais foram as dificuldades encontradas ao longo do caminho.

Estimule-os a compartilharem as experiências com a turma:

  • Consegui realizar todas as atividades com facilidade?
  • Consegui detectar os problemas e propor soluções?
  • Consegui compartilhar meu aprendizado com os colegas?
  • Consegui trabalhar em equipe colaborando com meus colegas?

REFLEXÃO COM OS PROFESSORES

  • Consegui concluir o plano desta aula?
  • Meus alunos encontraram muita dificuldade?
  • O que preciso melhorar?
  • Todos os alunos conseguiram concluir as atividades do Artista 4”? Quantos concluíram?
  • Quais foram as ocorrências que impediram a conclusão da atividade?

Termômetro de aula e feedback

Oriente os alunos a preencherem o termômetro de aula – disponível neste link. Além disso, não esqueça de preencher o seu formulário individual de feedback da aula.