Professor / Para Além Do Computador / Aula 2 – Introdução à arte da Ciência da Programação

Aula 2 – Introdução à arte da Ciência da Programação

Objetivos

  • Definir o conceito de Ciência da Computação e sua importância em nossas vidas
  • Compreender a diferença entre programação, ciência da computação e pensamento computacional
  • Compreender a função do “Cientista” da Computação
  • Vivenciar o papel do Cientista da Computação
  • Compreender que a lógica de programação pode ser aprendida sem a presença de um computador
  • Entender que o computador é uma ferramenta e não uma desculpa para desligarmos o cérebro
  • Aprender a usar o computador com responsabilidade

Conteúdos

  • Ciência da Computação
  • Pensamento Computacional
  • Decodificação Binária

Materiais

  • Atividade Desplugada - O que é Ciência da Computação?

Preparação

ANTES DA AULA

  • Realizar o download dos vídeos “Atividades Desplugadas”, em caso de problemas de conectividade
  • Realizar o download da Ficha AULA 1 e ler o material (em especial as seções “Introdução” e “Atividade”)
  • Preparar as tiras binárias (imprima a folha fornecida e corte-a em tiras, seguindo as orientaçõs abaixo) ou separar um pedaço de papel quadriculado por pessoa
  • Alunos do pré ao 3o ano usam uma tira binária com uma letra
  • Alunos do 4o ao 6o ano usam uma tira binária com duas letras
  • Alunos do 7o ao Ensino Médio usam papel quadriculado Imprima ou mostre o decodificador binário

Desenvolvimento

ATIVIDADE 1

  • Siga as instruções da Ficha AULA 1 – seção “Atividade”

Avaliação

REFLEXÃO COM OS ALUNOS

Realizar uma autoavaliação é muito importante neste processo de produção. Incentive os alunos a analisarem se todos os objetivos propostos no início da aula foram atingidos e quais foram as dificuldades encontradas ao longo do caminho.

Estimule-os a compartilharem as experiências com a turma:

  • Compreendi a forma como os computadores armazenam e interpretam as letras, números, símbolos, etc?
  • Consegui compreender o processo de codificação e decodificação?
  • Interagi com meus colegas durante a troca de mensagens?
  • Consegui compartilhar meu aprendizado com os colegas?
  • Consegui trabalhar em equipe colaborando com meus colegas?

REFLEXÃO E AVALIAÇÃO DO PROFESSOR

  • Consegui concluir o plano desta aula?
  • Meus alunos encontraram muita dificuldade?
  • O que preciso melhorar?
  • Todos os alunos conseguiram concluir a proposta do “Faça você mesmo”? Quantos concluíram?
  • Quais foram as ocorrências que impediram a conclusão da atividade?