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Aula 23 – Scratch

Objetivos

  • Identificar um projeto de âmbito adequado para desenvolvimento.
  • Desenvolver um esboço das atividades ou tarefas necessárias para completar o projeto.
  • Fazer uma lista preliminar dos recursos necessários para completar o projeto.

Conteúdos

  • Plataforma Scratch
  • Projeto Scratch

Materiais

  • Computador com conexão com internet

Preparação

Finalmente chegou a hora de sua classe trabalhar nos projetos do Scratch. Esteja preparado, pois é um momento em que você terá menos controle do que pode vir a acontecer: as mais diferentes ideias e dúvidas podem surgir na mente dos alunos.

Quanto aos projetos, você já deve ter notado que o leque de recursos do Scratch permite que se faça jogos, animações, histórias e tudo mais. É importante usar sua experiência e bom senso para guiá-los nessa etapa: às vezes o que eles querem fazer pode ser inviável ou muito complicado, então você deve ajudá-los a guiar seus projetos para algo factível. Por outro lado, tenha cuidado para não seguir pelo lado oposto: deixe as crianças exercitarem sua criatividade e habilidade em resolver problemas complexos.

Recomendamos que cada aluno desenvolva seu próprio projeto, para poder de fato exercitar os conceitos aprendidos até aqui. Por outro lado, nas próximas aulas haverá vários momentos em que eles poderão se ajudar e colaborar uns com os outros, além de avaliar outros projetos. Desse modo, buscamos trabalhar conceitos aprendidos em trabalhos individuais e em grupos.

Desenvolvimento

ATIVIDADE 1

Reflexão: Ideias sobre o projeto

Reserve alguns minutos iniciais da aula para fazer os alunos de fato refletirem sobre o projeto. Apesar de orientá-los em vários momentos de aulas anteriores a pensarem no projeto, sugira que cada um pegue uma folha de papel e respondam às perguntas:

  • Até agora, qual foi o projeto Scratch em que mais despertou seu interesse?
  • Consegue pensar em três ideias para algo em que possa trabalhar?

ATIVIDADE 2

Criação: concepção livre (aberta)

Explique aos alunos que o resto do tempo desta aula é destinado a trabalharem nos seus projetos finais. Durante a aula, encoraje os alunos a verificarem o trabalho do vizinho e a partilharem o que têm feito até o momento. Por fim, peça aos alunos para compartilharem os seus projetos no website do Scratch, e mantenham esse hábito para que você possa acompanhar seu desenvolvimento.

Avaliação

CADERNO DE REFLEXÃO

Como uma das formas de avalição do projeto, o caderno de reflexão consiste em uma ferramenta onde os alunos poderão fazer reflexões sobre o processo de aprendizagem no curso, além de registrar o desenvolvimento de seus projetos no curso. Além de permitir o registro livre do aluno, são apresentadas perguntas-guia para facilitar o processo reflexivo de cada um.

Ao final da aula, informe aos alunos que as seguintes perguntas devem ser respondidas no caderno de reflexão até a aula seguinte:

  • Descrição do projeto que quero criar:
  • Etapas que seguirei para desenvolver meu projeto:
  • Recursos (pessoas e projetos do Scratch) que já tenho para desenvolver meu projeto:
  • Recursos (pessoas e projetos do Scratch) que preciso para desenvolver meu projeto:
  • O que ainda preciso definir melhor sobre o meu projeto?

REFLEXÃO E AVALIAÇÃO DO PROFESSOR

  • Consegui concluir o plano desta aula?
  • Meus alunos encontraram muita dificuldade?
  • O que preciso melhorar?
  • Todos os alunos conseguiram concluir a proposta da aula? Quantos concluíram?
  • Quais foram as ocorrências que impediram a conclusão da atividade?

Termômetro de aula e feedback

Oriente os alunos a preencherem o termômetro de aula – disponível neste link. Além disso, não esqueça de preencher o seu formulário individual de feedback da aula.