Professor / Narrativas e projetos / Aula 28 – Scratch

Aula 28 – Scratch

Objetivos

  • Utilizar os conceitos e práticas computacionais para depois desenvolverem um projeto Scratch à sua escolha.
  • Formular e partilhar opiniões com os colegas.
  • Analizar diferentes formas de compartilhar os projetos desenvolvidos.

Conteúdos

  • Plataforma Scratch
  • Projeto Scratch

Materiais

  • Computador com conexão com internet

Preparação

Além de trabalharem em seus projetos, nessa aula um exercício muito interessante será praticado: os alunos preencherão um formulário que irá ajudá-los analisar o processo de concepção de suas criações, o que também será útil para que se sintam melhor preparados para apresentá-las.

Desenvolvimento

ATIVIDADE 1

Reflexão: Planejamento do projeto

Reserve alguns minutos iniciais da aula para fazer os alunos de fato refletirem sobre o projeto. Apesar de orientá-los em vários momentos de aulas anteriores a pensarem no projeto, sugira que cada um pegue uma folha de papel e respondam às perguntas:

  • Em que parte do seu projeto você vai se dedicar hoje?
  • De que ajuda você pode precisar para fazer progressos?

ATIVIDADE 2

Criação: concepção livre (aberta)

Explique aos alunos que o resto do tempo desta aula é destinado a trabalharem nos seus projetos finais. Durante a aula, encoraje os alunos a verificarem o trabalho do vizinho e a partilharem o que têm feito até o momento. Por fim, peça aos alunos para compartilharem os seus projetos no website do Scratch, e mantenham esse hábito para que você possa acompanhar seu desenvolvimento.

Avaliação

CADERNO DE REFLEXÃO

Como uma das formas de avalição do projeto, o caderno de reflexão consiste em uma ferramenta onde os alunos poderão fazer reflexões sobre o processo de aprendizagem no curso, além de registrar o desenvolvimento de seus projetos no curso. Além de permitir o registro livre do aluno, são apresentadas perguntas-guia para facilitar o processo reflexivo de cada um.

Ao final da aula, informe aos alunos que as seguintes perguntas devem ser respondidas no caderno de reflexão até a aula seguinte:

  • O quê: Qual é o meu projeto? Como ele funciona? De onde vieram as ideias para ele?
  • E então: Como foi o processo de construção do projeto? O que foi interessante, desafiador e surpreendente? Por quê? O que aprendi?
  • E agora: Do que tenho mais orgulho em meu projeto? O que eu mudaria? O que quero criar agora? Por quê? Cite três ideias em que você trabalharia.

REFLEXÃO E AVALIAÇÃO DO PROFESSOR

  • Consegui concluir o plano desta aula?
  • Meus alunos encontraram muita dificuldade?
  • O que preciso melhorar?
  • Todos os alunos conseguiram concluir a proposta da aula? Quantos concluíram?
  • Quais foram as ocorrências que impediram a conclusão da atividade?

Termômetro de aula e feedback

Oriente os alunos a preencherem o termômetro de aula – disponível neste link. Além disso, não esqueça de preencher o seu formulário individual de feedback da aula.