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Aula 3 – Labirinto

Objetivos

  • Reconhecer algumas estruturas de programação: sequências, ciclos (loops), condições, através da exploração e desafios em um labirinto.
  • Compreender o conceito de algoritmo – sequência de instruções
  • Explorar a plataforma Code.org

Conteúdos

  • Plataforma Code.org
  • Estruturas de programação: sequência, estrutura de repetição (loops), estrutura condicional, etc

Materiais

  • Computador com conexão com Internet
  • Fones de ouvido
  • Projetor multimídia
  • Observação: Caso você não esteja com conexão, verifique se você já possui instalado nas máquinas a versão off-line do Blockly Game.
  • Material de apoio: Preparação Inicial
  • Introdução à Hora do Código
  • Hora do Código - Mark Zuckerburg - repetição
  • Hora do Código - Chris Bosh teaches – Repetir até
  • Hora do Código – Bill Gates - condição
  • Hora do Código – Saloni – condição “se-senão”

Preparação

ANTES DA AULA

  • Realizar o download dos vídeos em caso de problemas de conectividade
  • Ler este material: Preparação Inicial

Desenvolvimento

ATIVIDADE 1

  • Conferir e testar, no ambiente Code.org, todos os logins recebidos.
  • Explicar com suas palavras o que é a Hora do Código e o que ela busca disseminar. Em seguida, apresentar a plataforma do Code.org aos alunos pois, além da atividade desenvolvida nessa aula, há outros tutoriais e exercícios disponíveis caso eles se interessem em aprender mais.

ATIVIDADE 2

FAÇA VOCÊ MESMO

  • Realizar todas as atividades sugeridas na Fase 2 do Labirinto do curso Introdutório de 20 horas.
  • São 20 exercícios que envolvem as diferentes estruturas de programação.
  • Observação: caso você esteja usando a versão off-line do Blockly – selecione o jogo Labirinto para fazer a atividade 2.

Avaliação

REFLEXÃO COM OS ALUNOS

Realizar uma autoavaliação é muito importante neste processo de produção. Incentive os alunos a analisarem se todos os objetivos propostos no início da aula foram atingidos e quais foram as dificuldades encontradas ao longo do caminho.

Estimule-os a compartilharem as experiências com a turma:

  • Consegui compreender o conceito de algoritmo e a importância de organizar as instruções necessárias?
  • Consegui compreender as diferentes estruturas de programação?
  • Interagi com meus colegas durante a troca de mensagens?
  • Consegui compartilhar meu aprendizado com os colegas?
  • Consegui trabalhar em equipe colaborando com meus colegas?

REFLEXÃO E AVALIAÇÃO DO PROFESSOR

  • Consegui concluir o plano desta aula?
  • Meus alunos encontraram muita dificuldade?
  • O que preciso melhorar?
  • Todos os alunos conseguiram concluir a proposta do “Faça você mesmo”? Quantos concluíram?
  • Quais foram as ocorrências que impediram a conclusão da atividade?