Professor / Narrativas e projetos / Aula 30 – Scratch

Aula 30 – Scratch

Objetivos

  • Compartilhar os seus projetos finais e refletirem sobre o respectivo processo de desenvolvimento e as experiências de criação computacional.

Conteúdos

  • Plataforma Scratch
  • Projeto Scratch

Materiais

  • Computador com conexão com internet

Preparação

É hora de encerrar o semestre, e nada mais plausível que apresentar os projetos dos alunos. Podem ser convidados pais e amigos, além de outras personagens do ambiente escolar. Organize o evento da maneira que julgar mais pertinente para sua realidade.

Desenvolvimento

Apresentação dos projetos

Convide os alunos a compartilharem o seu trabalho com os colegas. O compartilhamento pode ser feita de várias maneiras: apresentação individual para todo o grupo, apresentações por pequenos grupos, demonstrações ao vivo, etc. Crie um clima de comemoração na aula com documentação, convidados, música, decorações. É importante fazer com que os alunos se sintam orgulhosos e reconhecidos por seus esforços durante o semestre.

Os dossiês dos projetos, diários e formulários são apenas algumas (das muitas possíveis) formas de avaliação, que pode ser feita por diferentes intervenientes, incluindo os autores/criadores, os seus colegas, os professores, os pais, e outros.

Avaliação

CADERNO DE REFLEXÃO

Mesmo que não haja mais aulas após a apresentação dos projetos, o hábito de reflexão das atividades pode continuar! Proponha aos alunos que respondam as seguintes perguntas:

  • Como foi apresentar meu projeto?
  • O que achei dos projetos de meus colegas?
  • O que pretendo fazer agora no Scratch?