Avance! Vire…Ande!

Com o advento da internet e das Tecnologias da Informação e Comunicação, as TICs, temos presenciado o surgimento exponencial de gêneros textuais que circulam nas redes e até mesmo de novas linguagens! A linguagem de programação é um método de comunicação entre seres humanos e computadores que permite, entre outras coisas, dar comandos e criar materiais multimidiáticos e jogos 2D.

Com esta sequência didática, os alunos serão estimulados a compreender na prática essa linguagem e reproduzi-la usando blocos de comandos em um jogo divertido e lúdico, cujo objetivo é não somente compreender a lógica por trás da linguagem da computação, mas também praticar a formação de frases que sejam corretas do ponto de vista das
concordâncias verbal e nominal.

Para realizar o jogo em sala de aula, a turma só precisará de fita crepe, papéis sulfite, canetinhas e muita criatividade e colaboração!

Passo a Passo

Quer saber como aplicar esse plano de aula?
Baixe o passo a passo!

Profa. Bárbara Szuparits Silva

Mestre em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela PUC-SP. Possui MBA em Gestão de Projetos Educacionais em E-learning e pesquisas na área de ensino a distância.
Atua como analista de projetos educacionais no Instituto Crescer para a Cidadania, tendo realizado inúmeras formações de professores para o uso de tecnologia e metodologias ativas integradas ao currículo.

O Programaê!
é uma iniciativa