Com o advento da internet e das Tecnologias da Informação e Comunicação, as TICs, temos presenciado o surgimento exponencial de gêneros textuais que circulam nas redes e até mesmo de novas linguagens! A linguagem de programação é um método de comunicação entre seres humanos e computadores que permite, entre outras coisas, dar comandos e criar materiais multimidiáticos e jogos 2D.
Com esta sequência didática, os alunos serão estimulados a compreender na prática essa linguagem e reproduzi-la usando blocos de comandos em um jogo divertido e lúdico, cujo objetivo é não somente compreender a lógica por trás da linguagem da computação, mas também praticar a formação de frases que sejam corretas do ponto de vista das
concordâncias verbal e nominal.
Para realizar o jogo em sala de aula, a turma só precisará de fita crepe, papéis sulfite, canetinhas e muita criatividade e colaboração!
Mestre em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela PUC-SP. Possui MBA em Gestão de Projetos Educacionais em E-learning e pesquisas na área de ensino a distância.
Atua como analista de projetos educacionais no Instituto Crescer para a Cidadania, tendo realizado inúmeras formações de professores para o uso de tecnologia e metodologias ativas integradas ao currículo.
Identificar e utilizar corretamente a concordância verbal e a concordância nominal; Identificar e reproduzir o gênero textual instrucional aplicado a jogos; Compreender de forma lúdica a linguagem computacional por blocos; Desenvolver competência de comunicação oral para fornecer instruções assertivas; Desenvolver competências socioemocionais, como colaboração, trabalho em equipe, criatividade e determinação.
Estudantes do 6º e 7º anos do Ensino Fundamental.
Fundamental I, 4º e 5º anos; Língua Portuguesa e Linguagem de Programação.
2 aulas.
Computação desplugada; Linguagem de programação; Concordância verbal e concordância nominal.
Fita crepe; Folha sulfite; Canetinhas.