Caçadores de fungos

Os fungos são organismos que merecem atenção por estarem classificados em um reino à parte, denominado Fungi. São muito importantes para a vida humana porque, além de representarem importante papel na cadeia alimentar, também estão presentes em muitos alimentos e medicamentos consumidos pelo homem.

A ideia principal é permitir que os alunos, ao final deste plano, aprendam efetivamente as características dos fungos como agentes decompositores, na alimentação humana e nos medicamentos, por meio de uma atividade gamificada que aguce a curiosidade deles sobre o tema.

Profa. Mariana Clini

Comunicadora social e mestre em Ciências Políticas. Possui 10 anos de experiência em projetos educacionais, visando ao desenvolvimento comunitário e cumprimento dos direitos humanos. Coordenadora no projeto educacional “Crecer en Red”, realizado em 17 escolas na Argentina, e do projeto “Aprender en Red”, realizado desde 2010 com docentes de escolas em mais de 50 países, visando ao intercâmbio de práticas e construção de projetos colaborativos online.

Desenvolver as seguintes competências para o século XXI: criatividade, trabalho em equipe, cooperação, habilidade de pesquisa e investigação, resolução de problemas, pensamento computacional e pensamento crítico; Permitir que os alunos sejam protagonistas de sua própria trajetória de conhecimento, de maneira que cada grupo estabeleça seu ritmo de aprendizagem e níveis de investigação; Possibilitar que este seja um momento de diversão para os alunos.

Estudantes de 6º e 7º anos.

Ensino Fundamental II - 6º e 7º anos - Ciências.

3 aulas.

Características do Reino Fungi; Espécies unicelulares e pluricelulares; Fungos benéficos e daninhos para o homem.

Computadores com o Scratch 2.0 instalado; Fontes de pesquisa, que podem ser: internet, livros didáticos, revistas especializadas etc.; Cartazes para apresentação ou projetor; Celulares com câmera ou câmeras digitais.

PASSO A PASSO

Quer saber como aplicar esse plano de aula?

Baixe o passo a passo!

Baixe agora