De PET em PET, a fração aparece

A matemática está presente em diversas situações do cotidiano, e muitas delas são imperceptíveis aos olhos dos nossos alunos.

O estudo das frações é essencial no Ensino Fundamental; entretanto, nota-se certa aversão aos números fracionários por parte dos alunos, uma vez que este conhecimento é obtido de forma abstrata.

De acordo com a Base Nacional Comum Curricular – BNCC, “a matemática cria sistemas abstratos, que organizam e interrelacionam fenômenos do espaço, do movimento, das formas e dos números, associados ou não a fenômenos do mundo físico. Esses sistemas contêm ideias e objetos que são fundamentais para a compreensão de fenômenos, a construção de representações significativas e argumentações consistentes nos mais variados contextos”.

Passo a Passo

Quer saber como aplicar esse plano de aula?
Baixe o passo a passo!

Profa. Natália Mariana Ferreira Rosa Cruz

Graduada em Matemática pela Universidade Camilo Castelo Branco. Professora de matemática no ensino fundamental e médio na rede pública de ensino do estado de São Paulo.

O Programaê!
é uma iniciativa