E na sua escola, tem histórias?

A arte é composta por linguagens, que se classificam em visual, corporal e musical, que utilizamos para expressar nossos sentimentos, pensamentos e desejos. É dentro desta perspectiva que apresentamos a história em quadrinhos (HQ) na disciplina de arte, que objetiva desenvolver a sensibilidade do aluno e impulsionar seu gosto pelas atividades artísticas.

A história em quadrinhos é composta por textos (comunicação verbal) e imagens (comunicação não verbal). Aqueles são apresentados em balões de diálogo, legendas, onomatopeias e interjeições, enquanto as figuras representam gestos e ações dos personagens.

Atualmente, os recursos tecnológicos são variados e possibilitam a criação de HQs em formato digital. Vamos tentar?

Profa. Renata Kelly da Silva

Graduada em Pedagogia, Matemática e Arte. Mestre em Educação pela PUC/SP e especialista em Informática Educativa pela UFES. Docente no ensino superior, ensino fundamental, médio e no Instituto Conhecimento para Todos – iK4T.

Apresentar a linguagem da história em quadrinhos; Criar uma história que aconteça nos espaços de aprendizagem da escola; Conhecer o gênero textual, sua estrutura, função e suas características; Criar os personagens, cenários e diálogos da história e transformá-la em HQ no software Scratch; Desenvolver o pensamento computacional e criativo através da linguagem de programação em blocos.

Ensino Fundamental II - 6º ou 7º ano.

Disciplina de Arte.

8 aulas.

Narrativa através da elaboração de texto dialógico; Composição por meio de elementos como cenários, objetos, tipos de balões e personagens em formato digital no software Scratch. Estudo das cores e formas.

Computador (ou tablet); Folha de caderno ou sulfite; Lápis, caneta, borracha; Software Scratch e projetor (datashow).

PASSO A PASSO

Quer saber como aplicar esse plano de aula?

Baixe o passo a passo!

Baixe agora