A educação física para os anos iniciais fundamenta-se em uma ação pedagógica crítica de “dimensões cultural, social, política e afetiva, presentes no corpo vivo, isto é, no corpo das pessoas, que interagem e se movimentam como sujeitos sociais e como cidadãos.” (PCN, 1997, p. 22).
Nesse sentido, a disciplina contempla os múltiplos conhecimentos que foram e são produzidos socialmente acerca do corpo e do movimento.
A proposta dessa sequência didática é utilizar o pensamento computacional criativo através de uma atividade desplugada; ela é corporal, lúdica, de raciocínio lógico e colaborativa focada na realização de atividades organizadas por etapas e sequências que possibilitam uma prática pedagógica.
A aptidão física nesta atividade é abrangente e envolve a prática corporal e resolução de problema.
Pedagogo e graduado em Educação Física pela Universidade Cruzeiro do Sul. Professor de educação física no ensino fundamental e médio na rede pública de ensino do estado de São Paulo.
Desenvolver a coordenação motora; Apurar a percepção do espaço em seu entorno; Apurar e desenvolver a lateralidade; Praticar ações de colaboração; Organizar o pensamento crítico e autônomo.
Fundamental I - 4º e 5º anos.
Educação Física - Fundamental I.
6 aulas.
Os conteúdos trabalhados serão coordenação motora, lateralidade, trabalho coletivo, raciocínio lógico, pensamento computacional e criativo, desempenho corporal e atitude cooperativa.
Fita crepe; Folha colorida; Lápis, caneta, borracha, giz branco e colorido; Fita de tecido colorida; Outros materiais poderão ser acrescidos conforme a disponibilidade de recursos a que o professor tenha acesso.