O perigo na rede

Navegar no mundo digital com segurança não está sendo uma tarefa fácil para as pessoas em geral, mas os jovens demostram estar mais vulneráveis diante dos perigos que surgem frequentemente na internet por motivos semelhantes aos vivenciados no mundo presencial.

Cada vez mais potente e veloz, a internet nos traz informações de diversas naturezas, amplia as possibilidades de comunicação e pesquisa. Portanto, os cuidados no mundo digital devem ser amplamente divulgados. Especialmente no caso dos jovens, a escola tem um papel fundamental, o de contribuir com orientação e conscientização junto aos alunos para que eles não se aventurem de forma livre e sem controle, correndo riscos com excesso de exposição da imagem e de informações postadas. Esse cenário nos apresenta grandes desafios.

De acordo com a Base Nacional Comum Curricular – BNCC, uma das dez competências gerais da Educação Básica é “compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais (incluindo as escolares) para se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva” (BNCC, p. 9).

Passo a Passo

Quer saber como aplicar esse plano de aula?
Baixe o passo a passo!

Profa. Renata Kelly da Silva

Graduada em Pedagogia, Matemática e Arte. Mestre em Educação pela PUC/SP e especialista em Informática Educativa pela UFES. Docente no ensino superior, ensino fundamental, médio e no Instituto Conhecimento para Todos – iK4T.

O Programaê!
é uma iniciativa