Peças lá, peças cá, essa pirâmide alimentar eu vou montar

Alimentar-se é uma atividade prazerosa e que se torna mais saudável quando conhecemos os alimentos e o funcionamento deles no organismo.

Para termos saúde precisamos, entre outros hábitos, de uma dieta equilibrada, que forneça todos os nutrientes que permitam o bom funcionamento do nosso corpo, o que implica alimentação adequada, que difere de pessoa para pessoa.

De acordo com a BNCC – Base Nacional Comum Curricular, a escola deve propiciar ao aluno “conhecer, apreciar e cuidar de si, do seu corpo e bem-estar, compreendendo-se na diversidade humana, fazendo-se respeitar e respeitando o outro, recorrendo aos conhecimentos das Ciências da Natureza e às suas tecnologias”.

Sendo essa uma competência das ciências da natureza no ensino fundamental e da necessidade de orientar os jovens para uma alimentação mais saudável e menos industrializada, é necessário abrir possibilidades de estudos com atividades que elucidem as bases alimentares de que nosso organismo necessita para um bom funcionamento.

Passo a Passo

Quer saber como aplicar esse plano de aula?
Baixe o passo a passo!

Profa. Eliza Geralda Marques de Carvalho

Graduada em Ciências Biológicas pela Faculdade de São Paulo. Professora de biologia e ciências no ensino médio e fundamental na rede pública de ensino do estado de São Paulo.

O Programaê!
é uma iniciativa