Robô-escova e o tabuleiro “QUIZ”

A interdisciplinaridade e os temas transversais geralmente são vistos como algo difícil de ser trabalhado, pois propõem uma coesão de áreas do conhecimento no currículo escolar. Acreditamos que, por meio da inserção da ludicidade e da robótica, a interdisciplinaridade e temas ligados ao cotidiano podem se tornar mais atrativos para o docente e o discente.

O estudante assimila melhor os conteúdos se consegue lidar com eles numa situação lúdica, que possa estabelecer mais relações com o mundo real. Nesse sentido, a robótica educacional vem para se tornar uma grande aliada do docente para agregar o lúdico e a tecnologia às diversas áreas do conhecimento.

Eloir Rockenbach

Graduado em Gestão da Tecnologia da Informação. Educador de Tecnologias Educacionais. Idealizador da plataforma de Robótica Educacional JabutiEdu.org. Membro do Lab Maker Liberato.

Despertar o interesse pela utilização da robótica como ferramenta de auxílio para a construção do conhecimento; Criar uma aprendizagem lúdica; Facilitar o acesso às tecnologias, cada vez mais presentes em nosso cotidiano; Tornar o educando sujeito de sua aprendizagem; Ressaltar a importância de usar materiais recicláveis para o equilíbrio do meio ambiente; Motivar os professores a trabalharem em sala de aula com os temas transversais.

Todas as séries do ensino médio.

Ensino Médio - Temas transversais.

6 aulas de 50 minutos cada.

Conservação do meio ambiente; Criação de robôs; Temas transversais; Visão geral do mundo; Conhecimento da realidade da sociedade.

Papelão; Motor "vibracall" (telefone antigo); Pilha CR2032 (usada em relógio de parede e balança digital); Canetinhas; Tesoura; Compasso; Caneta; Papel; Tinta guache; Sala de aula; Escova de dentes; Fita dupla face; Régua.

PASSO A PASSO

Quer saber como aplicar esse plano de aula?

Baixe o passo a passo!

Baixe agora