Truth or Dare, “Verdade ou Desafio”

O Brasil possui grande influência de outros idiomas. Falamos, lemos e escutamos outras línguas sem perceber que as compreendemos facilmente. No entanto, esse entendimento limita-se a palavras que foram inseridas em nosso cotidiano; não se tem, de fato, a capacidade de formação de frases mais complexas ou compreensão maior da cultura de outros países.

Aprender outro idioma é mais do que poder ler, escrever e conversar em outra língua; é uma forma de conhecer uma nova cultura e descobrir novas formas de se comunicar através da linguagem. A linguagem reflete a cultura e a lógica do pensamento de um povo.

Dentro deste contexto, a comunicação em outro idioma é importante para compreendermos as diferenças culturais; é uma habilidade necessária para conhecermos o mundo e as peculiaridades de cada região que ultrapasse os muros do nosso país. Nesse sentido, o idioma inglês é universal, o mais difundido.

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) afirma que “aprender a língua inglesa propicia a criação de novas formas de engajamento e participação dos alunos em um mundo social cada vez mais globalizado e plural, em que as fronteiras entre países e interesses pessoais, locais, regionais, nacionais e transnacionais estão cada vez mais difusas e contraditórias”.

Profª. Vanessa Reis

Graduada em Multimídia e pós-graduanda em Design Pedagógico. Atua em projetos educacionais de formação de jovens e educadores, gestão de projetos e desenvolvimento de material didático.

Conhecer o idioma inglês; Promover a oralidade, escrita e leitura da língua inglesa por meio de atividade lúdica; Criar no software Scratch a estrutura do jogo Verdade ou Desafio; Desenvolver o pensamento computacional por intermédio da programação em blocos.

Ensino Fundamental II - 6º e 7º anos.

Inglês - Ensino Fundamental II.

Entre 3 e 4 aulas.

O conteúdo a ser tratado poderá ser diversificado, no entanto é necessário abordar as noções básicas de comunicação.

Sala de informática; Computador com o software Scratch 2 instalado; 2 urnas ou sacolas para sorteio; Papel e caneta; Fita adesiva.

PASSO A PASSO

Quer saber como aplicar esse plano de aula?

Baixe o passo a passo!

Baixe agora