Uma aventura em 3D no Parque de Diversões

A educação mão na massa e o universo da cultura digital estão cada vez mais sendo inseridas na sala de aula, por estarem em consonância com a quinta Competência da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), segundo a qual os alunos devem utilizar recursos tecnológicos para desenhar, desenvolver, publicar e apresentar produtos para demonstrar conhecimentos e resolver problemas. Dentre as diversas ferramentas digitais existentes, dispomos do Tinkercad, um software gratuito de modelagem 2D e 3D da Autodesk, que é usado inteiramente dentro de um navegador de internet. O programa disponibiliza formas geométricas para construção de objetos de maneira simples e intuitiva.

Na construção de um parque de diversões, será possível envolver os alunos em uma atividade que permitirá desenvolver habilidades propostas na BNCC para o ensino de Artes, nos processos de criação em que eles desenvolverão processos de criação em artes visuais, com base em temas ou interesses artísticos, de modo individual, coletivo e colaborativo fazendo uso de materiais, instrumentos e recursos convencionais, alternativos e digitais; em Matemática, no tema de Geometria e, para o que construirão figuras planas e espaciais semelhantes em situações de ampliação e redução, com o uso de malhas quadriculadas e tecnologias digitais, utilizando instrumentos como réguas e/ou esquadros ou softwares para representações de retas paralelas e perpendiculares e construção de quadriláteros, entre outras formas geométricas.

Passo a Passo

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Martha Gertrudes da Silva Santos

Educadora Maker no Fab Lab Recife, Graduanda em Pedagogia desenvolve experiências de aprendizagem envolvendo programação,fabricação digital na educação, usando ferramentas livres e abertas.

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