A física está presente em nosso cotidiano em diversos aspectos que envolvem a humanidade, como a alimentação, higiene, saúde, segurança, os movimentos, a arte, entre outros. A física, juntamente com o avanço tecnológico, contribuiu para a evolução humana de forma a aumentar até mesmo a expectativa de vida.
Segundo a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a área de Ciências da Natureza e suas Tecnologias – integrada por biologia, física e química – “propõe ampliar e sistematizar as aprendizagens essenciais desenvolvidas até o 9º ano do Ensino Fundamental” e “analisar situações-problema e avaliar aplicações do conhecimento científico e tecnológico e suas implicações no mundo, utilizando procedimentos e linguagens próprios das Ciências da Natureza”.
Diante dessa questão, o estudo de física é necessário para maior compreensão do mundo e dos fenômenos que ocorrem no dia a dia dos alunos. Por meio do estudo dessa disciplina, o aluno pode desenvolver o pensamento computacional e compreender os tipos de movimento em nosso cotidiano, bem como as forças necessárias para esses movimentos.
Tendo em vista que a tecnologia faz parte do cotidiano das pessoas como ferramenta comum para diversas finalidades, integrá-la ao aprendizado faz com que o aluno se desenvolva com maior facilidade e passe a ter maior interesse pelo seu estudo. Em grande parte da evolução tecnológica encontramos diversos conceitos de grandezas físicas, sem os quais tal avanço não seria possível.
Matemático e Físico formado pela Universidade Camilo Castelo Branco (Unicastelo). Desde 2008 ministra aulas para o ensino fundamental e médio na rede pública de ensino do Estado de São Paulo.
Compreender os movimentos, seus tipos e os fatores que podem alterá-los; Reconhecer que repouso e movimento dependem do referencial adotado; Descrever um movimento, relacionando as posições com o tempo; Reconhecer um movimento uniforme (MU); Diferenciar um MU de um movimento uniformemente variado (MUV); Introduzir o pensamento computacional no ensino da física.
Alunos da 1ª série do Ensino Médio, com possibilidade de ampliar para as séries seguintes.
Ensino Médio - Física.
6 aulas.
Movimentos que se realizam no cotidiano e as grandezas relevantes para sua observação (distância percorrida, percurso, velocidade média e tempo); Características comuns e formas de sistematizar os movimentos segundo trajetórias e variações de velocidade.
Livro didático; Quadro negro; Imagens diversas, encontradas em livros, revistas etc.; Projetor/slides; Sala de informática; Programa Scratch 2.0.